Mensagem de seres extraterrestres (mensagem telepática).
1975 · Local não identificado · Ministério da Aeronáutica
- Código de referência
- BR DFANBSB ARX.0.0.152
- Período
- 1975
- Local
- Local não identificado
- Órgão
- Ministério da Aeronáutica
- Documentos
- Telegrama
- Páginas
- 1
Resumo do caso
conteúdo editorial do siteO dossiê, preservado no Arquivo Nacional sob o fundo "Objeto Voador Não Identificado", reúne o relato de Ronaldo Gomes Marques, então com 18 anos, que afirmou ter recebido uma mensagem telepática na noite de 7 de julho de 1975, enquanto observava pela janela de sua residência, na Rua Santos Dumont, em Pelotas (RS), o que descreveu como um disco voador parado no ar. O texto, escrito pelo próprio jovem no momento do alegado contato, exprime um conteúdo de caráter filosófico e apelo à paz, atribuído por ele a seres de outro planeta, e foi encaminhado às autoridades por meio de telegrama. O original ficou em poder da Sociedade Pelotense de Investigação e Pesquisa de Discos Voadores (SPIPDV), entidade que atuava na coleta e sistematização de relatos ufológicos na região sul do país naquele período.
Documento digitalizado
Ative o JavaScript para folhear todas as páginas e usar o zoom.
Transcrição automática (OCR)
Texto extraído automaticamente dos documentos digitalizados — pode conter erros de leitura. O scan original prevalece.
Página 1
s q 4 oras, 3” ué E passa- tao depressá eu não con er és. di sas depressa raciocínio. Na realidade sinto co mensagem ou tentando me dizer algo. Mas, não compreendo. Os Cuinutos assam o que será? Gostaria de falar. com Uma pessoas de passam e eu fico quase nao acrgditando no que estou ouvindo. Coisas tno estranhas ânsia de medo. Mas é tao inacreditável, que nao f isto. A diz que é amigo e gosta da paz, como “é“preto, está com um casaco — *: branco, E vejo alegria em Seus passos, ou coisa ue transforma em js coisas belas e...a núvem tapa a estrela, mas será'que essa núvem -— 7 nao é algo que eu visse? fiLes pensariam que eu ficasse com medo. É uma coisa que vem à minha mente dizendo, todos ou quase todos estao elizes. Agora eu estou percebendo uma'luz gozada no meio das nú "vens. Os minutos, as horas, parecem que diminuem de acôrdo com o '— “que escrevo. ludo que está vindo, nao sei o-que é, passando algo: — “que faz barulho. Passa essa...sei lá... Um guarda: noturno está vin- Ydo na direçao em frente a mim; olha e eu respondo: tudo bem? ele res onde, - “tudo bem. Agora eu sinto que consegui falar. com o desconheci o, mas nao vou falar a ninguem porque poderia perdex, .o"contáto com (eles; mas tambem ninguem acreditaria em mim.. - O silêncio está por vir e parece “que: inão. «não, nao, é “uma imaginação minha, isto tudo que eu falei,.que é muito gozado, “w ouviu? se Todo o mundo se diverte, bricam de amor e de tanta coisa. “que prejudiaa | a vida do homem, que fica assustado, com a forma que as pessoas agem, de uma maneira cruel e dedumana à mercê das pes- goas dêste mundo que se chama Terra, onde existe a guerra, a ambi- no e o racismo que é difícil de acreditar. Sinto que êste mundo do - jeito que vai terá um fim triste mesmo. -Mas se mudarmos, poderemos ser felizes e contentes com a vida que deve ser vivida. Se mudarmos “pora a paz, poderemos ter amigos de outros planetas e aprender que nano é só com ódio, guerra e ambiçao, que se vive. E teremos aquilo que desejamos, que é a paz e a vida conjugal de muitas pessoas. E nao é só com palavras que ge vive e sim com inspiraçoes e outras — coisas belas. Ê guardando a natureza que Deus nos deu, é que vivere mos em paz. E é vivendo em paz que a gente aprende O que é a paz da eternidade. Sao com coisas destas que até a própria pessoa que sou eu, nao acredita no que sinto neste momento. Estou acendendo em cri se, quando pensei: será que estou Jouco? e sinto uma resposta, Serã que esta loucura é o outro mundo? Mas que serao? Humanos iguais a nós ou monstros? Aífigos ou inimigos? Robôs?... Mas para saber isto temos que crer em paz, liberdade, livrar-se da ambiçao e para isso você tem que ser forte, muito forte. Weu Deus, o que é isto, será amigo ou inimigo? Recebo esta respostaj se fôssemos inimigos, estaríamos falando telepática- mente com você? Digo eu em direção ao céu: se amigos se amam, a paz eu digo, bemvinda à Terra. Amigo ajudai! , (Esta estranha e curiosa mensagem telepática foi recebida pelo jó- “vem Ronaldo Gomes Marques, de 18 anos, na noite de 7/17/15, em sua resideficia'a rua Santos Dumont nº 628, em Pelotas, R.G.Sul. O ori- “,* glnal se encontra em poder da Sociedade Pelotense de Investigação '' e Pesquisa de Discos Voadores - SPIPDV, em Pelotas -Rs) Em tempo: esta mensagen êle a escreveu na ocasiao em qué um DV es- teve parado ro ar, e Rcnaldo encontrava-se va janela ob- servando 9 mesmo, “A noite é bela. É como a mulier. Nao sabe que vestido vei põr.” 4 "O homem é como o gato, nao sabe para onde vai," de inté si a ja ” —— dutro planeta amigo e que gosta da paz, como eu. Os carros passam e. 4 |
Fonte: Arquivo Nacional, fundo Objeto Voador Não Identificado (SIAN) — código de referência BR DFANBSB ARX.0.0.152.